10 gafes de marketing nas redes sociais em 2013

Ações duvidosas e saias-justas na rede colocaram marcas e seus garotos-propaganda na mira dos internautas ao longo deste ano.

Um pedido nada corriqueiro colocou a Cacau Show em apuros nas redes sociais na semana passada. Um post na fanpage da marca pediu que os seus 4 milhões de seguidores “lambessem” a tela do computador, para sentir o gosto da fotografia de um chocolate. A brincadeira não pegou bem e gerou barulho – negativo – nas redes sociais, no mais recente episódio do rol das gafes de marketing na web do ano.

Grandes nomes como C&A, Domino’s, Taco Bells, AT&T e Danette também assistiram a ações de marketing na internet tornarem-se desasastres ao longo do ano. Em outros casos, as redes sociais serviram de palco para revelar “infidelidades” de garotos-propaganda. Relembre dez desses casos que marcaram 2013 – até agora.

Cacau Show

A mais recente da lista, a Cacau Show deu o que falar semana passada. A brincadeira que pedia aos internautas uma “lambida” na tela não acabou bem. Na legenda, a empresa escreveu: “Descobrimos um novo recurso do Facebook que permite sentir o irresistível sabor do chocolate. Pode experimentar!”. A brincadeira não teve a recepção esperada, e muitas reclamações seguiram-se à postagem, algumas falando até em processo por propaganda enganosa. Mais tarde, a marca justificou-se em um comunicado. “Entre os pilares editoriais do Facebook da Cacau Show está o de trazer diversão com ‘licenças poéticas’ bem humoradas”, dizia trecho.

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C&A

Em agosto, a varejista de moda C&A assistiu a um simples post no Facebook gerar uma enxurrada de críticas. O conteúdo, um ensaio fotográfico com a cantora Preta Gil para promover uma nova coleção (assinada pela celebridade) recebeu acusações de ter pesado a mão no Photoshop. A fotografia mais criticada ultrapassou os 5 mil compartilhamentos e teve recepção negativa pela aparente distorção dos ombros e pescoço da artista, de acordo com os usuários da fanpage.

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Danette

Em maio, após a eliminação do São Paulo da Libertadores, a fanpage do Danette resolveu alfinetar o time. A marca postou uma imagem com a seguinte frase: “Poderia ser Danette, mas foi um chocolate no seu time do coração”. Chocolate, na gíria futebolística, se refere a uma derrota com placar elástico, como a sofrida pela equipe. A recepção azedou e o post foi retirado do ar. A Danone tentou se redimir na própria fanpage: “Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos com um post equivocado publicado hoje aqui na página da marca”.

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Globo

No dia seguinte à tragédia de Santa Maria, em janeiro, um inocente post agendado no Twitter da Rede Globo foi o gatilho de uma crise. O conteúdo convidada os seguidores a criarem uma lápide virtual como parte da promoção da nova série “Pé na Cova”. A mensagem foi retuitada com críticas quanto à “falta de sensibilidade” e ao “momento inapropriado” rapidamente após a publicação. O post foi deletado do perfil e a emissora se desculpou em outro tuíte pela “infeliz casualidade”.

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AT&T

O 11 de setembro ainda é um assunto sensível nos Estados Unidos, e a AT&T sentiu na pele quando fez um post no Twitter “em memória” citando a data neste ano. O post, que usava a imagem de um BlackBerry Z10, foi mal recebido entre os seguidores da marca, que acusaram a empresa de tentar promover o aparelho “usando uma tragédia para publicidade”. Pouco depois da primeira publicação, o perfil oficial da operadora pediu desculpas “àqueles que consideraram o conteúdo de mau-gosto” e defendeu que “tratava-se de apenas de um tributo”.

Anúncio_da_AT_T_no_Twitter_sobre_o_11_de_setembro

Taco Bell

Em junho, a rede de fast-food Taco Bell viveu uma crise de imagem nas redes sociais nos Estados Unidos. Uma fotografia do que parecia um funcionário da empresa lambendo uma pilha de tacos gerou indignação de consumidores e foi compartilhada na internet junto a protestos. A marca usou a própria rede social para se posicionar oficialmente sobre o vazamento. “Temos rigorosos procedimentos de manipulação de alimentos e tolerância zero para todas as violações”, afirmou. Descoberto mais tarde, o funcionário envolvido foi demitido.

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Domino’s

De tão acostumada a receber críticas, a rede de pizzarias Domino’s respondeu com um pedido de desculpas um elogio feito por uma cliente no Facebook. “A melhor pizza de todos os tempos! Continuem o bom trabalho, pessoal!”, dizia o post da consumidora. Ao que a Domino’s prontamente respondeu – “Sentimos muito por isso! Por favor compartilhe mais informações conosco e mencione a referência #1409193 para que possamos resolver essa situação”. O engano foi desfeito nos comentários do mesmo post.

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TIM x Vivo

Garoto-propaganda da TIM há quase dois anos, Luciano Huck deixou escapar que usa Vivo em seu smartphone pessoal. O apresentador usou um celular com chip da Vivo para postar uma mensagem em sua conta na rede de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram. “Acordar com 10 milhões de pessoas em sua página pessoal… não é todo dia”, escreveu Huck, ao lado de uma imagem de captura de tela em que é possível perceber que a rede do seu aparelho é da concorrência.

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Samsung x iPhone

Mais uma vez, as redes sociais serviram de palco para revelar uma “infidelidade” de um garoto-propaganda. Maria Sharapova, contratada da Samsung, foi dedurada pelo Twitter como usuária do arquirrival iPhone. A tenista postou uma mensagem para comemorar um título recém-conquistado em março. Não adiantou Sharapova esconder o aparelho. Ficou registrada a mensagem via “Twitter for iPhone”.

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BlackBerry x iPhone

A predileção pelo iPhone escancarada pelo Twitter também vitimou a estrela Alicia Keys em fevereiro. Foi num post na rede social que a cantora pop, garota propaganda da BlackBerry e, mais recentemente, contratada para ocupar o cargo de diretora de criatividade da companhia denunciou que prefere o smartphone da Apple. Logo após a gafe, Alicia justificou-se insinuando que talvez sua conta no Twitter tenha sido hackeada.

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